
Harley Earl
Harley J. Earl foi um designer automotivo e executivo de negócios nascido em 10 de abril de 1969 na cidade de West Palm Beach, Flórida, Estados Unidos.
Em 1928 tornou-se chefe da nova Seção de Arte e Cores da General Motors. Em 1938 esse departamento foi expandido e virou o Setor de Estilo. Como estilista-chefe do que se tornaria o maior conglomerado industrial do mundo, Earl passou a exercer enorme influência sobre o surgimento de produtos industriais modernos e foi uma figura essencial na criação de um novo papel e status para os designers nas organizações empresariais (Heskett, 2006 [1998]).
Earl foi um designer industrial e um pioneiro no design de transporte moderno. Foi também pioneiro no uso de esboços de forma livre e modelos de argila esculpidos à mão como técnicas de design automotivo.


Harley J. Earl (1896-1969
Cadillac LaSalle (1927)
Através das portas do estúdio da Harley rolaram os carros que iriam atacar o amor de uma nação com o automóvel, estabelecendo Detroit como a capital de design automático do mundo, criando um enorme mercado de arte contemporânea e permitindo que a indústria automobilística se tornasse no meio do século XX Espinha dorsal econômica dos Estados Unidos.
Earl evitou a praticidade puramente orientada pela engenharia da Ford para tirar inspirações dos conceitos de aeronaves e idade espacial e adicioná-los aos carros, transformando-os em obras de arte. Os projetos variaram desde os altamente conceituados veículos de conceito de turbina a gás Firebird até a produção de Corvette, bem sucedida.
“A inovadora equipe de líderes da GM, durante o meio do século XX, ficou atrás do Pioneer-Earl e criou a moderna alma do design de carros que, em sintonia, ajudou a forjar o aumento meteórico da economia automotiva global de hoje.”
COMO SE DEU A ASCENSÃO DE HARLEY EARL DE ESTUDANTE PARA DIRETOR DA SEÇÃO DE ARTE E COR DA GENERAL MOTORS?
Earl iniciou estudos na Universidade de Stanford, porém decidiu abandonar os estudos para trabalhar e aprender com o pai dele em Earl Automotive Works. Nessa época, a loja estava construindo corpos personalizados para as estrelas de cinema de Hollywood. O Earl Automotive Works foi comprado pelo concessionário da Cadillac, Don Lee , que manteve a Harley Earl como diretor de sua loja. Lawrence P. Fisher, gerente geral da divisão Cadillac, estava visitando negociantes e distribuidores Cadillac em todo o país, incluindo Lee.
“Ele merece um lugar ao lado de Frank Lloyd Wright e Charles e Ray Eames, como um dos designers mais importantes da América.”
Fisher conheceu Earl na concessionária de Lee e o observou trabalhando. Fisher, cuja carreira automotiva começou com Fisherbuilder Fisher Body , ficou impressionada com os projetos e métodos de Earl, incluindo o uso de modelagem de argila para desenvolver as formas de seus projetos. Fisher encarregou Earl para projetar o LaSalle de 1927 para a marca de campanha da Cadillac. O sucesso da LaSalle convenceu o presidente da General Motors, Alfred P. Sloan, a criar a Seção de Arte e Cor de General Motors, e nomear Earl como seu primeiro diretor.
Publicado por Shirley Karoline