
Contexto Histórico
A grande depressão e o design Profissional
       
     O desenrolar da primeira guerra encaminhou a europa a um período de 
recessão econômica que perdurou por anos. Os resultados do conflito tornaram os maiores expoentes do capitalismo mundial em países arrasados. 
     Diante do complexo contexto europeu, os Estados Unidos ascenderam no comércio mundial. A produção alavancada durante os anos conflituosos impulsionou a economia americana que então se tornava a maior do mundo. A otimização das linhas de montagem, a produção em massa, o surgimento das grandes indústrias e o alto poder de consumo popular foram características marcantes desse período conhecido como os loucos anos 20. Entretanto, a demasiada oferta não era acompanhada pelo aumento da procura, a especulação financeira cresceu descontroladamente não havendo mais compradores para as ações na bolsa de valores, dessa forma os preços baixaram drasticamente devido a medidas desesperadas dos acionistas em diminuir seus custos.
    Em 1929 o inevitável aconteceu: na terça feira 29 de outubro de 1929 a bolsa de Nova york quebrou.  Bancos faliram, empresas fecharam e os Estados Unidos entraram numa terrível fase de recessão econômica conhecida como a grande depressão, que durou até  a segunda guerra mundial. Durante esse intervalo houve uma enorme diminuição do PIB de diversos países e taxas de desemprego altíssimas na américa. No Brasil, a crise se manifestou através da diminuição da exportação do café, principal produto de saída brasileiro. A falência de  empresas estimulou a pressão concorrencial entre aquelas que sobreviveram, as medidas de recuperação econômicas do presidente Roosevelt, baseadas nas teorias de Maynard Keynes só vieram a surtir efeitos tangíveis economicamente alguns anos após o início da crise. os Designers que surgiram nesse período tinham a importante missão de inovar em seus projetos com o objetivo de manter seus empregadores vivos no disputadíssimo mercado.  A formação desses desenhistas era variada, muitos deles vinham de áreas como a arquitetura e engenharia, apesar disso, suas capacidades criativas transcenderam suas especializações e proporcionaram ao Design uma época de grandes novidades.
 

Publicado por Victor Raphael
Florence Owens, mãe de sete filhos e desempregada por causa da crise. 
A fotografia, Dorothea Lange, se tornou muito famosa por representar o sentimento de 
uma parcela da população americana que migrava pelo país em busca de 
trabalho.