top of page

Norman Bel Geddes

Norman Bel Geddes (1893-1958)

  Norman Melancton Bel Geddes nasceu em Adrian, Michigan, Estados Unidos em 27 de abril de 1893 - 8 de maio de 1958 e foi um designer  de teatro e industrial.

   

   No início do século XX, florescendo e se impondo como indispensável, principalmente no período entre as duas guerras (anos 20 e 30), o design industrial surge e possibilita a realização de ideias ousadas. Nessa época poucas pessoas foram tão influentes quanto Norman Bel Geddes, prolífico criador de objectos que são hoje tão comuns no nosso dia-a-dia que até pensamos haverem existido desde sempre. Bel Geddes foi autor de conceitos que permanecem atuais e estabeleceu um padrão estético que dominou grande parte do design do século XX: o streamlining. Mas tinha também um espírito imaginativo e visionário que o levou a ir além e a propor grandes e fantásticos projetos.

Motor Car No.9 - 1933

“Seus amigos achavam que ele era um gênio, mas seus críticos o acusavam de desperdiçar mais dinheiro da indústria do que qualquer outro ou qualquer outra coisa.”

   Bel Geddes mostrou o melhor de si quando permitiram que desse largas à sua visão futurista (Heskett,2006 [1998]), como aconteceu na Feira Mundial de Nova York em 1939. Pouco após a Segunda Guerra Mundial, sua agência faliu devido a falta de contratos e gerenciamento financeiro.

   Porém, o livro Horizons, publicado em 1932 tornou Bel Geddes importante e influente já que seu entusiasmo pela tecnologia estava ligado a um conceito dinâmico de progresso e no ideal de criar uma vida materialmente aperfeiçoada e esteticamente melhorada para todos através do avanço técnico (Heskett,2006 [1998]).

   Esse livro fez projeções futuristas como designs especulativos de aviões, navios e carros, que só se tornariam possíveis 40 anos depois.

Publicado por Shirley Karoline

“Bel Geddes não foi o inventor da aerodinâmica, como se tornou conhecido, mas fez muito para popularizar o estilo.”

Referência 1: Heskett (2006[1998])
Referência 2

Referência 3

bottom of page